Sexta, 19 Outubro 2012 17:37

SEO Meta description no Seblod 2.x

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Para quem conhece um pouco de SEO sabe que uma tag muito importante é a meta tag description, ela é muito importante não só para os motores de busca mas também para as pessoas saberem do que se trata um link num site de busca. Quando eu ou você fazemos uma pesquisa em um site de busca nos resultados aparecem o link da página o titulo e logo abaixo a descrição. Sem a descrição ou com uma descrição genérica seu site pode ser até o primeiro site da lista mas muitas pessoas não o visitam, pois a descrição não condiz com o que foi buscado. Vendo isso como algo importante não só para motores de busca mas para pessoas e para aquela pequena descrição no facebook. Quando alguém compartilha um link de um artigo no Facebook aparece a sua descrição, se for algo que não te interessa você não clica nele clica? Eu não! 

Seo Seblod

 

Pensando nisso resolvi ver como isso funciona no Seblod, olhei alguns sistemas produzidos por brasileiros e estrangeiros, e percebi que a meta tag description era uma tag geral, ou seja era a mesma para todos os links do site, quando eu pesquisava por alguma coisa, aparecia o link mas com a descrição geral, o que pra mim não é algo muito interessante. Vamos supor que fosse um site com um sistema de imobiliaria, cada casa tem uma descrição e um link diferente certo? O certo seria isso, mas o que eu vi foi a mesma meta tag para todos os conteúdos. Pensando nesse pequeno problema (achei que era pequeno) fui pesquisar sobre isso no fórum oficial, http://www.seblod.com/support/forum.html. Pesquisei, pesquisei e não encontrei nada! Então fui pra mão na massa. descobri que o Seblod tem o campo de meta tag description e no artigo funciona lindamente.  Então para quem usa blogs e os artigos nativos do Joomla/Seblod não existe problema. Mas para meu sistema eu não utilizaria esse campo, eu tinha um campo especifico para minha descrição. E agora ? A primeira coisa que fiz foi, coloquei esse campo no meu form de conteúdo, salvei e fui editar um novo conteúdo e lá estava o campo e coloquei uma descrição lá. Funcionou perfeito :). Sorri de orelha a orelha. Mas, meu sistema não sou eu quem vai alimentar, serão pessoas comuns que não sabem nada sobre essa tal meta tag description, eu não podia deixar o campo lá, pois 90% das pessoas o ignoraria. então voltamos ao nosso problema inicial, como incluir essa meta tag, meus cabelos (que não são muitos) começaram a cair, tentei de várias, muitas maneiras, copiar o conteúdo da minha descrição do produto para meta tag description, sem sucesso. Voltei a pesquisar, e não encontrei nada, logo pensei que não tinha jeito. Mas, apelei para o Cristiano Maia. Falei para o mesmo meu problema, que era copiar os dados da descrição do produto e de alguma forma fazer aparecer na meta tag description do meu artigo. Em alguns minutos ele me trás uma resposta :). Vou mostra-la para você agora. 

Precisaremos do plugin SD Concat e só. 

No meu sistema a descrição do produto é a parte mais importante, eu já tenho esse campo criado. 
Sempre, sempre você coloca no fields do SD Concat o ALIAS do tipo de conteúdo que vc quer utilizar. Quando for um campo do Seblod, sempre devem ser escritos entre  ## assim > #nome_do_campo#

 SD concat

 

Mas agora é que vem o pulo do gato, a parte que eu não sabia, ou tinha esquecido. É no Storage que esta a magica. 

O segredo está em salvar o campo SD no banco com o seguinte nome metadesc. Simples assim: Veja na imagem abaixo: Observe que é a mesma imagem de cima, mas agora eu mostro o pulo do gato. 

storage Seblod

Em storage você escreve metadesc e pronto a meta tag description vai aparecer lindamente na busca de qualquer sistema que utilizem essa tag. Isso é ótimo para SEO, para as pessoas e para o facebook. 

Lembre-se de salvar esse campo SD no SiteForm e no Adm Form, e o deixe como Hidden para que ninguém o veja diretamente. Lembre-se colocar o Article meta Descripition no sei Content form, se não não vai aparecer a descrição, Não precisa fazer override nem nada. 

É isso, por enquanto, agradeço muito, mas muito mesmo ao amigo Cristiano Maia. Obrigado por me aguentar. 


Um abraço a todos. 

 

 

Lido 14242 vezes Última modificação em Sábado, 20 Outubro 2012 09:22
Uriel


Assine nosso canal no Youtube > Uriel Souza

 

 

 

 

 

Website.: cckjoomla.org

Deixe um comentário

Você precisa escrever no minimo 5 palavras!


Anti-spam: complete the task

1 Comentário

  • Link do comentário Diogo Wernik Terça, 17 Junho 2014 00:46 postado por Diogo Wernik

    Opa Uriel, tudo beleza! Muito bom seu artigo, fiquei com uma dúvida, vc conseguiu limitar o numero de letras, para a descrição não correr o risco de ficar muito longa? Valeu!

    Relatar